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Passo a passo para visualizar os dados bancários
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Passo a passo para enviar o comprovante de pagamento Clique Aqui!
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Depende do que for averbado, mas a instrução geral é preencher um requerimento, de acordo com a finalidade da averbação. Os requerimentos podem ser encontrados CLICANDO AQUI.
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Caso o imóvel esteja matriculado no cartório, a certidão pode ser solicitada pessoalmente no cartório ou eletronicamente CLICANDO AQUI. O prazo para a emissão da certidão, via de regra, é de até 05 dias úteis.
Certidão de uma transcrição (imóvel registrado, mas sem matrícula aberta) deve ser especificada. A transcrição é a forma antiga de registro de propriedade, a partir de 1976 o registro de propriedade é feito via matrícula.
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Você pode ir pessoalmente ou fazer a solicitação eletronicamente via website dos registradores, CLICANDO AQUI. De qualquer forma, o título apresentado será prenotado (protocolado), tendo validade de 20 dias úteis.
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É possível buscar tal informação pelo site dos registradores CLICANDO AQUI, onde o prazo para a resposta é de 03 dias úteis, ou presencialmente na serventia, onde o prazo para a resposta é de 05 dias úteis. A busca será baseada nas informações oferecidas por você e o resultado pode ser (positivo ou negativo).
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Formalizar uma alteração no imóvel ou na condição dos proprietários.
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Atestar a propriedade, contendo todas as alterações no imóvel e atos realizados na matrícula, podendo servir como um histórico.
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Para terceiros, podendo ser inúmeras as possibilidades, compostas pelas seguintes modalidades de títulos: formalizar na matrícula toda alteração de situação jurídica do imóvel/proprietários, tornando tal alteração pública e com efeitos
- Instrumento particular (contrato de venda e compra, financiamento, promessa de venda e compra etc.);
- Instrumento particular (cancelamento de garantias);
- Escrituras públicas (de venda e compra, inventário, divórcio etc.);
- Cartas de sentença e mandados extraídos de processos judiciais.
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Para visualizar os procedimentos de usucapião extrajudicial
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Os documentos dependem da informação que será averbada e podem ser conferidos CLICANDO AQUI.
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A análise do título a ser registrado depende de sua natureza, alguns documentos, contudo, são indispensáveis:
- Título original;
- Certidão de cadastro junto à Prefeitura (IPTU) atualizada;
- Certidão negativa de débitos junto Prefeitura atualizada;
- Guia ITBI com o comprovante de pagamento (ou termo de isenção emitido pela PMS);
- Guia ITCMD com o comprovante de pagamento (ou guia judicial).
Após a análise dos documentos por um escrevente, outros documentos poderão ser solicitados, por escrito, através de ´Nota devolutiva´. A consulta do status do título prenotado pode ser consultado pelo site CLICANDO AQUI.
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A validade de uma certidão é de 30 dias, a contar da data de emissão.
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Este valor depende do tipo de averbação e do valor do imóvel. Você pode consultar os valores na tabela de custas, CLICANDO AQUI.
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O prazo regulamentar para exame de um título, via de regra, é de 10 dias úteis. Esse exame deve indicar se a prenotação será devolvida com alguma exigência ou se ocorrerá o registro. A consulta do status do título prenotado pode ser consultado pelo site CLICANDO AQUI.
Assim, a prenotação tem validade, via de regra, por 20 dias úteis e após este prazo a prenotação será cancelada por decurso de prazo.
Se houver exigências a serem cumpridas, o prazo não será estendido e o reingresso deve ser feito no prazo original do vencimento da prenotação.
O reingresso de título, para atendimento das exigências da nota devolutiva, deve ser analisado em até 5 dias úteis.
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- Certidão de matrícula;
- Certidão de transcrição/filiação;
- Certidão vintenária/quinzenária (aborda os últimos 20 ou 15 anos do imóvel);
- Certidão negativa de propriedade ou de ônus.
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As custas e emolumentos podem ser consultadas no site dos Registradores ( Tabela de Custas) e o valor total vai depender dos atos que serão praticados para conclusão do registro, da natureza do título e do valor do imóvel.
No momento do protocolo do título, o escrevente do balcão indicará o valor previsto para o registro, podendo o mesmo ser alterado posteriormente, após análise dos documentos e atos que serão praticados.
A prévia do valor não será informada por telefone ou e-mail, pois depende de análise da natureza do título a ser registrado/averbado.
É possível apresentar um título apenas para realização de exame e cálculo. Neste caso você deve apresentar um requerimento com a documentação a ser analisada, devendo estar ciente que este título não será prenotado e não será registrado. O prazo para retirada do exame e cálculo é de 30 dias.
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Recomendamos a consulta à tabela da ARISP para atualização dos valores, desde 07/01/2022 o valor de cada certidão é R$ 64,06 ( TABELA DE CUSTAS).
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Qualquer pessoa que tenha algum interesse no lançamento de um imóvel registrado pode solicitar a emissão de certidão.
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